Propriedades privadas e sua importância no cenário atual, antigo e futurista

Por Carine Vieira, 30/11


Na concepção de John Locke sobre o 'estado de natureza', a permanência deste implicaria na contínua desconfiança na preservação de propriedades privadas. Desse modo, se  os homens abririam mão daquele para salvaguardar suas propriedades fica mais que evidente a importância desta para a sociedade já que, segundo o contratualista inglês, o surgimento de propriedades privadas e Estado andam lado a lado. Entretanto, pode-se perceber que quando se adquire terras em extremo há a possibilidade de se mandar e desmandar na população de determinada região.

A ‘priori’, a aquisição de terras por estrangeiros, no Brasil, cresceu desde 2008 e conforme o Incra, oficialmente, já são cerca de 3,98 milhões de hectares. Além disso, embora esse crescimento possa ser muito bem explicado e, até certo ponto, seja benéfico dado que a maioria das terras são usadas para reflorestamento, é certo lembrar que a terra é guardiã de riquezas imateriais e tradições culturais e que, segundo o professor da USP Fábio Pitta, os impactos são os piores possíveis considerando os prejuízos que pequenos e médios agricultores teriam. A 'posteriori', dados de 2020 mostram que apenas 5% de todos os investimentos para área rural são provenientes de agricultura familiar.

Ademais, o surgimento de um fenômeno político de mandos e desmandos conhecidos como “coronelismo” permitiu o fortalecimento das oligarquias e a opressão da população. Nessa linha de intelecção, estavam aliadas ao Coronelismo o voto de cabresto, a troca de favores e ameaças, além do clientelismo uma vez que as oligarquias agro-exportadoras do Brasil ganharam espaço nas instituições políticas da nação. Portanto, é perceptível que, ainda hoje, se determinada propriedade é muito importante para a economia local, o dono desta poderá usufruir de benefícios alheios a outras pessoas, como o poder de influenciar o resultado das decisões tomadas na região. 

Outrossim, fenômenos como a 'agro-inflação’ e tudo que vierem a acarretar poderão motivar a aquisição de terras nativas por não-nativos. Por outro lado, é sabido, porém, que a importância das propriedades privadas só tenderá a aumentar pois a concentração de de terra ainda implica em concentração de riquezas e poder.


..

Mais um trabalho da escola chegando fresquinho pra vocês kkkkkkk

Comentários

Mensagens populares